Cioff Brasil

Conselho Internacional de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais ®

Balé Folclórico da Amazônia – PA

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

     A Associação BALÉ FOLCLÓRICO DA AMAZÔNIA – BRASIL é uma organização artística atuante na área da dança e da música, fundada em setembro de 1990  no distrito de Icoaraci*, que tem como objetivo, a divulgação das manifestações da cultura espontânea amazônica para o Brasil e para o mundo, fortalecendo e difundindo a identidade do nosso povo e suas tradições populares, principalmente no que diz respeito às manifestações do folclore do estado do Pará.

      O BFAM, também como é conhecido, busca a valorização de seus intérpretes e criadores, que se infundem em lendas, canções e costumes da região, para transmitir através de danças tradicionais e composições coreográficas, acompanhadas de música, o retrato do universo exótico e misterioso da Amazônia, apresentado em um espetáculo conduzido por uma atmosfera sonora e dinâmica de ritmos, profusões de cores, riqueza e variedade de figurinos e adereços, resultados do estudo e da associação do que é tradicional a uma linguagem técnica artística, se caracterizando, dessa forma, como o grupo que realiza uma releitura de suas raízes com um “toque” de contemporaneidade.

         A representatividade nacional e internacional:

      O grupo folclórico, além de atuar frequentemente na cidade de Belém e em outros municípios, tem participação assídua nas programações culturais regionais. Representou o estado do Pará, em inúmeras ocasiões, nas versões dos mais importantes festivais nacionais e internacionais que ocorrem em solo brasileiro, destacando-se o: Encontro Nacional de Folguedos do Piauí (PI), Encontro das Nações (SC), Festival Internacional do Folclore de Passo Fundo (RS), Festival Internacional de Folclore de Pirenópolis (GO), Festival Nacional do Folclore de Tocantins (TO), Festival Nacional de Folclore de Olímpia (SP), Festival Internacional de Folclore do Ceará (CE).

         Com pouco mais de 25 anos de história, o Balé Folclórico da Amazônia – BRASIL está entre os maiores representantes da difusão da cultura popular do país. Ao lado de grandes nomes, já representou nossa nação em festivais importantíssimos pelo mundo,carregando e transmitindo a tradição desse povo por diversas cidades do Equador,Venezuela, México, França, Luxemburgo, Bélgica, Espanha, Suíça e Portugal.

      Em 2005, foi conquistada para o Brasil a inédita medalha de bronze na mostra competitiva de Dijon – França, disputando com mais de 30 países. Em 2009, participando  de importantes festivais realizados na República Mexicana, fomos indicados para o prêmio Lunas Del Alditorio**, na categoria de melhor espetáculo de tradição e folclore.

        Dentre os prêmios regionais, podem ser destacados o: Prêmio de Folclore Maestro Adelermo Matos, Mestre Verequete, o Theatro é Popular, Amazônia Cultural (pelo Ministério da Cultura) e Premio Seiva da fundação Cultural do Pará.

Atual coordenação:Coordenação Geral – Eduardo Vieira
Coordenação de Elenco – Jandira Pimentel
Coodenação de Ensaios – Jhonatam Blazevit / Minelly Conceição
Coordenação Musical – Murilo Pantoja
Coordenação de Comunicação – Luciana Marchese
Coordenação de Patrimônio – Paulo Souza
Contatos
Cel – 91 999892642
Fixo – 91 32476895
E mail – edu.vip@uol.com.br

*Icoaraci é um dos oito distritos em que se divide o município de Belém, capital do estado do Pará, no Brasil. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Icoaraci Acessado em: 08/03/2016.

**Lunas del Auditorio é um prêmio dado pelo Auditório Nacional para os melhores shows ao vivo realizados no México, a medalha é uma réplica da escultura do escultor Juan Soriano Lua encontrado fora do recinto. Este prémio é transmitida pela Televisa, TV Azteca, Canal 22 de Conaculta e Once TV do Instituto Politécnico Nacional.

%d blogueiros gostam disto: