Cioff Brasil

Conselho Internacional de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais ®

Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza – CE

O Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza-BFAPF- foi criado pela bailarina e coreógrafa Sandra Maria Lopes Veloso, em 23 de julho de 1993, em Fortaleza-CE, onde atua há 25 anos ininterruptos. É uma associação sociocultural sem fins lucrativos, sobrevivendo às custas de suas apresentações e do apoio da família da fundadora e simpatizantes do trabalho. O BFAPF foi constituído com o objetivo principal de pesquisar, recriar e divulgar manifestações populares de todo o mundo, em especial do Brasil e do Ceará, através da dança e música. Além desse objetivo principal, podemos citar os seguintes objetivos: 

   a) Desenvolver-se como um espaço aberto à comunidade onde seus integrantes possam aprender a se manifestar artisticamente de uma maneira consciente. 

    b) Promover a integração entre o grupo e a comunidade através de programas conjuntos com órgãos e entidades Municipais, Estaduais e Federais ou em parceria com iniciativa privada, através de pessoas jurídicas ou físicas.  

       c) Desenvolver atividades profissionalizantes que possam aproveitar o potencial humano existente na comunidade,  transformando-as em fonte geradora de emprego e renda, dando oportunidade aos integrantes e seus familiares de desenvolver trabalhos com o que aprendem dentro do Grupo, como instrutores de dança,  jurados em festivais, etc. 

       d) Promover maior conscientização dos seus integrantes em relação à atividades do grupo perante a sociedade e do papel do artista em relação com o mundo em geral. 

                 e) Apresentar-se em eventos turísticos, festivos ou afins, visando difundir e preservar aspectos dos costumes, tradições folclóricas e culturais cearenses, regionais, nacionais e internacionais. 

O BFAFP tem formado muitos integrantes, ao logo de sua existência, que hoje atuam no Ceará e até em outros países, como repassadores de seu conhecimento, e também como diretores de grupos próprios. O grupo conta atualmente com um cadastro de mais de 50 colaboradores, de várias faixas etárias, oriundos principalmente de bairros da periferia de Fortaleza.

Ao longo de sua existência, o Grupo já teve a oportunidade de representar o Ceará em eventos nacionais e internacionais, como a excursão profissional na China (em 2006), em Festivais da CIOFF na França e Bélgica (em 1998, 1999, 2002, 2003, 2004, 2009 e 2018), Caribe Francês (em 2013), em representações no Senegal (2008), Itália (2009) e Estados Unidos (2011), no Festival Internacional de Folclore do Ceará, de 2012 a 2016, e em várias outras ocasiões em Fortaleza e cidades do interior do Ceará. 

%d blogueiros gostam disto: