CIOFF® é uma das portas de entrada para uma cidadania mundial, na qual se aprende a importância do papel das ações tradicionais em comunidades enquanto alicerce de compreensão e trabalho com os avanços tecnológicos em todas as esferas do empreendimento humano.
Abre oportunidades de criar interações nacionais e internacionais em todos os níveis, as quais, nos dão consciência que o mundo não apenas começa em nossa casa, mas em nossa rua, nossa vizinhança, nosso bairro, nossa cidade, nosso estado e nosso País.
Promove contato cognitivo e emocional junto a signos e significados de algumas das crenças e línguas mais difundidas e menos difundidas no mundo.
Implementa a tolerância e o respeito a cultura de outros povos e difunde o aprendizado intergeracional ao promover a redistribuição de saberes e conhecimentos.
Simultaneamente, para aqueles que se permitem empreender o voluntariado junto a este organismo, há a agregação de valor no sentido do desenvolvimento da educação intercultural e emocional em seus curriculuns pessoais e profissionais, ativos valorizados no mercado de trabalho nacional e internacional.
CIOFF INTERNACIONAL – O Conselho Internacional de
Organizações de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais
(CIOFF®), foi criado em agosto de 1970, por Henri
Coursaget na cidade de Confolens –
França com 02 objetivos:
-
Reforçar as relações entre diferentes festivais europeus e facilitar
a vinda e intercâmbio de grupos oriundos de outros continentes;
-
Promover o espírito de amizade e paz mundial por meio a não violência e colaboração internacional.
Nestes 46 anos de existência, o CIOFF além dos 02 objetivos iniciais, também se alicerçou sob a preservação da herança imaterial e identidade cultural, utilizando como meios de promoção a dança, a música, o canto, as brincadeiras folclóricas, os rituais, as cerimonias, o artesanato tradicional, trajes típicos e a gastronomia. (foto:Henri Coursaget)
O CIOFF® está presente de 118 países dos cinco continentes sendo 67 secções nacionais, 30 membros correspondentes, e 21 membros associados e quase 1milhão de voluntários envolvidos em suas atividades, cerca de 30.000 organizações de folclore com grupos de dança e música. Tem em suas atividades mais de 300 festivais internacionais de folclore, 1.500 exposições de arte e artesanato tradicional e promove cerca 5.000 oficinas nas áreas de dança, música, gastronomia e artesanato tradicional.
Saiba mais: (page do CIOFF internacional).